Mapa do site
 
  Você está em Home » Plantas Supervitaminadas » Groselha de Barbados MARINGÁ - PARANÁ - BRASIL  
 
A GOL Transportes Aéreos é a transportadora exclusiva da Granja Paraíso para todas as cidades do Brasil servidas com vôos regulares.
 
554.678 visitas
4.520.504 pág. vistas
Rastreamento de Objetos

Groselha de Barbados

AS INFORMAÇÕES ABAIXO CONSTAM SOMENTE PARA DIVULGAÇÃO DAS PROPRIEDADES DA PLANTA.

A CAMPANHA DE DISTRIBUIÇÃO DA PLANTA FOI ENCERRADA POR EXCESSO DE PEDIDOS. FICOU IMPOSSÍVEL ATENDER A QUANTIDADE DE PESSOAS QUE ESTAVAM SOLICITANDO A PLANTA.

Planta originária do México, América Central e algumas regiões fronteiriças dos E.U.A. com o México.  Também conhecida pelo nome de  Trepadeira Limão,  por causa de seus frutos que se assemelham a pequenos limões.. No Brasil, onde existem relatos de Pereskias nativas, da Bahia ao Rio Grande do Sul, recebeu de religiosos, pelas suas propriedades, o nome de Ora-pro-nobis. Ocorre em todos os países da América tropical.

Pereskias são cactáceas, ou seja, cactos,  que se desenvolveram na forma de trepadeiras. Existe quase uma centena de espécies e variedades. Só algumas delas tem as propriedades desta Aculeata, que é ser comestível, para humanos e animais e ter vitaminas e sais minerais importantes para nutrição, alem de diversas propriedades medicinais. O sabor de suas folhas lembra o da ervilha torta, ou orelha-de-padre.

Pereskias com propriedades similares à Aculeata, tem folhas com cores variadas, mas seus frutos são parecidos com os desta que oferecemos. Algumas com flores brancas e amarelas, outras brancas e vermelhas ou totalmente vermelhas, muito parecidas com flor de maracujá. Os frutos, na cor amarela, laranja ou vermelha, como um pequeno limão, curiosamente com folhas e até finos espinhos no próprio fruto, assim como ocorre no figo da índia.

Suas folhas são muito suculentas, as flores aparecem em profusão e seu fruto é pequeno, do tamanho de uma acerola. Suas folhas e flores conteem cerca de 25% de proteína digestível, facilmente aproveitável pelo organismo, em quantidade equivalente à carne do boi. Por isso é chamada popularmente de “carne verde” ou “carne-do-pobre”. Suas folhas e flores contem vitaminas A e B, e ferro, cálcio e fósforo.

Seus frutos são ricos em vitamina C. Tem proteína em quantidade que é 15 vezes maior que no couve, 20 vezes maior que na alface, 10 vezes maior que no espinafre, três vezes maior que no milho,  30% maior que no feijão.

São consumíveis, as folhas, as flores e os frutos. Folhas ou flores, em saladas, refogadas, em omeletes, tortas. São ingredientes para fazer o macarrão verde. Podem ser cozidas, com o feijão, o angu ou para fazer molho para macarronadas, lasanhas, ou outros. Podem ser utilizadas em sucos e vitaminas, junto com laranja, maçã, beterraba, etc. As folhas substituem o quiabo em alguns pratos da culinária mineira e baiana. Os frutos podem ser utilizados em sucos. As folhas podem ser utilizadas para alimentação de aves e pequenos animais (galinhas, pássaros,  coelhos, etc.).

Veja algumas alternativas para a nutrição humana:

a)batidas em sucos de fruta: caju, goiaba, maracujá, manga, maçã, etc.
b) batidas com tubérculos: cenoura, beterraba, paafaze cremes, sopas, etc.
c) batidas e colocadas em molhos de alimentos como feijão, abóbora ou chuchu refogados, molhos de lasanha, ou macarronada, etc.;
d) Em saladas, similares ao couve,alface, almeirão, inteiras ou picadas, retirando-se os talos centrais da folha;;
e) cortadas e tirinhas e refogadas, como o couve de uma feijoada;
f) Picadas, para fazer um omelete verde delicioso, acrescentando cebola picada, alho e orégano, sal a gosto.
g) Pode ser usada, batida em liquidificador, para compor  uma massa verde para macarrão, lasanha, pastel, etc.;
h) Pode ser usada, do mesmo modo, na massa de quibe, aumentado o valor protéico deste.
i) Pode ser usado o suco no cozimento do arroz, fazendo um arroz verde com alta dosagem de proteína vegetal. O arroz, que é pobre em proteína, fica enriquecido desta forma.

Pode-se usar a criatividade e multiplicar as possibilidades. Folhas cruas ou cozidas. O importante é que consumindo 100 gramas das folhas, elas equivalem a 100 gramas de carne de boi e ainda contem vitamina C, potássio, ferro, cálcio, etc.
 
Por suas propriedades alimentícias, pode ser utilizada em tratamentos de desnutrição, por ser rica em vitaminas e sais minerais. Também pode ser utilizada no combate à obesidade e ao colesterol elevado, substituindo, por ser equivalente em proteínas, a carne e vários outros alimentos que engordam ou que são ricos em gorduras saturadas, sem agressão ao corpo ou ao metabolismo.

Suas folhas são úteis no tratamento de queimaduras. Estudos mostraram efeitos medicinais sobre processos inflamatórios no trato gastrintestinal. Por ser produtora de flores em profusão, é melífera. Produz flores de entre fevereiro e abril. Frutifica em abril e maio. Pode, ainda, ser utilizada como cerca viva, por ter espinhos, e na confecção de túneis verdes, que ficam incrivelmente floridos. É uma planta com rápido crescimento e deve ser administrada com podas periódicas. Um pé desta planta, com podas frequentes, produz folhas para consumo, em apenas um metro quadrado e fornece alimento o ano todo para várias familias.

Para multiplicar a planta, basta um pequeno pedaço de seus galhos. Pode ser de um minimo de 10 cm até mais de um metro. Ela pega com facilidade, e logo estará soltando muitos brotos. Dentro de uns três a quatro mêses, já poderá fornecer novas estacas para plantio. É uma planta muito resistente e suporta muito bem terras secas, arenosas, pouco férteis. Por ser uma planta do deserto, tem uma resistência incrível.

É outro milagre manifestado na natureza, que vamos ajudar a disseminar. Forneceremos gratuitamente, estacas para mudas desta planta, para uso não comercial (até 4 mudas), para o solicitante e familiares ou amigos. Havendo interesse em mudas ou sementes, para uso comercial ou alimentação animal, utilize o contato do site, que poderemos sugerir fornecedores.

Apenas um pé de ambas as plantas é suficiente para uma familia. Esperamos que quem receber nossas doações, não seja egoista e divida-as com amigos e familiares.

O solicitante pagará, antecipadamente e exclusivamente, as despesas de postagem nos correios (SEDEX ou PAC, de sua livre escolha), para despacho até seu endereço. Podemos enviar, junto com as mudas, sementes da Moringa Oleífera (até 8 sementes), para o solicitante e familiares ou amigos, aproveitando a mesma remessa. Veja, abaixo, as instruções de como proceder para ober as plantas.

COMO PLANTAR AS MUDAS DA PLANTA

As mudas da planta são estacas retiradas de seus ramos, com cerca de 20 a 25 centímetros. Em pouco mais de três meses ela já se desenvolve produzindo novos ramos que podem resultar em novas mudas, que podem ser feitas na forma explicada neste texto.

As estacas da planta para produzir novas mudas, tem que ser cortadas e deixadas descan sar à sombra, um a dois dias, para os cortes cicatrizarem. Depois são colocadas em areia umedecida por pelo menos quinze dias para enraizarem e só depois são enviadas. Esse é um trabalho necessário aqui na Granja, que pode, ocasionalmente, provocar a demora de alguns dias no despacho, por causa da grande quantidade de pedidos que estamos recebendo.

É preciso cuidado de não exagerar na umidade, pois essa é uma planta do deserto. É um cacto que se desenvolveu na forma de trepadeira. Não suporta muita água. E tem grande resistência à seca ou terras fracas e secas. Apenas um pé é suficiente para alimentar uma família. Enviamos 5 mudas, para garantir que mesmo ocorrendo a perda de alguma muda, ainda tenham outras de reserva. E você poderá doar as que sobrarem para familiares e amigos, ajudando na disseminação dessas plantas.

Deve ser plantada  com os espinhos voltados para baixo. Se depois de plantar, uns 5 dias, se você perceber que ela está meio murcha, e não demonstrando que está bem, retire da terra e veja se a ponta dela está verde ou escura. Se estiver escura, corte esta parte com uma tesoura, até observar que o miolo está bem verde e úmido (seiva verde)  e replante. Se estiver verde, recoloque na terra.

Um unico pé desta planta é suficiente para uma familia. Enviamos cinco mudas, para a hiopótese de perda de alguma por demora dos correios na entrega. Se após o plantio vingarem mais de uma planta, sugerimos que as sobras sejam distribuidas para familiares e amigos, para que sejam beneficiadas outras pessoas.

Depois de três meses, já se poderá retirar estacas, parte dos galhos, e produzir mudas para distribuição, usando o método informado neste texto.

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS SOBRE A PLANTA

Veja em  CURIOSIDADES - SITES RECOMENDADOS mais informações sobre as propriedades alimentícias e medicinais da planta. Veja em ABELHAS NATIVAS o Meliponário da Granja e utilização das flores da planta para alimentar as abelhas.

 

 

Imprimir
 
FOTOS (clique nas miniaturas para ampliá-las)
A planta
As flores
Os frutos
Granja Paraíso - 2015 ® Todos os direitos reservados.
onTop webmarketing onTop webmarketing